domingo, 4 de janeiro de 2015

Mortandade de peixes indica os primeiros sinais da morte anunciada do Rio Itabapoana

Agricultores denunciam que despejo de poluentes no rio seria a causa da morte dos peixes por asfixia, local fica muito próximo da comunidade de Santa Isabel

Desde 2011 que este blog tem trazido à tona os diversos e brutais crimes ambientais ocorridos em Santa Isabel, que devido ao retrocesso social e institucional que vivemos, dois fatores estão no centro das causas que está levando à morte do Rio Itabapoana retratada nas impactantes imagens registradas pelo cidadão e ativista de Carabuçu, Odarci Cardoso.

Chegando ao local, o amigo Odarci além de registrar em fotos o triste cenário, ele ainda se aproximou da água do rio e observou que a mesma exalava um forte odor químico, além de apresentar uma coloração escura, diferente da normal. 
Importante registrar que o local em que foi registrado o fato é próximo do ponto de captação de água para a estação de tratamento do SAAE que abastece as comunidades da Nova Bom Jesus e Santa Isabel.

As imagens registradas são de deixar qualquer um indignado com tamanha brutalidade que nosso rio vem sofrendo tanto pelo despejo de esgoto industrial sem tratamento no rio, como os crimes ambientais cometidos no lixão de Santa Isabel.


Em julho de 2013 os moradores de Santa Isabel e Nova Bom Jesus reclamavam muito do odor exalado de um tanque purificador da fábrica de doces Xamêgo Bom (Clique aqui e relembre), na ocasião pude registrar imagens impactantes do despejo de uma substância branca, que possivelmente seria “flotado”, diretamente no solo, e no curso do canal em que o produto era despejado pude acompanhar que o mesmo seguia diretamente para um afluente que desagua no Itabapoana bem no centro de Santa Isabel.

Com a repercussão da reportagem na época, o despejo desta substância branca direto no solo foi suspenso, talvez a fábrica teria tomado as providências cabíveis, porém recentemente recebi uma denúncia que a indústria estaria despejando a substância denominada como flotado no lixão onde funcionou a unidade de tratamento de lixo, a pessoa que me passou esta informação tem ligação com a empresa que foi contratada pela fábrica para transportar o produto da fábrica para o lixão. Sobre este caso ainda não tive como confirmar tal denúncia.

Segundo informações obtidas no primeiro semestre de 2014 é que a fábrica em tela estaria regularizando todas as questões de descarte de dejetos industriais, e que não havia nenhum dano ambiental sendo causado pela empresa.

Não foi a primeira vez que a fábrica de doces Xamêgo Bom se envolve em uma polêmica ambiental, em agosto de 2012 junto com o ex-vereador Eraldo Rezende realizamos diligência até o mesmo lixão de Santa Isabel depois de recebida denúncia anônima de que a citada indústria teria despejado aproximadamente DEZ TONELADAS de doce de leite com validade vencida no local e direto no solo (Clique aqui e relembre).

Chegando ao local podemos constatar que de fato foi descartado uma enorme quantidade de doce de leite diretamente no solo. 

Na ocasião flagramos um trator de esteira que estraria espalhando e misturando ao solo o produto descartado, coletamos o material que tinha um odor que evidenciava sem dúvidas ser doce de leite, e registramos a notícia crime na delegacia de polícia, o material coletado já foi submetido à perícia e atualmente não tenho conhecimento de como está o andamento desta denúncia.

Também já foi denunciado neste blog o despejo de dejetos industriais diretamente no solo por outras empresas que estão instaladas no Núcleo Industrial da Nova Bom Jesus, o desinteresse do governo pelo desenvolvimento do município e pela preservação do meio ambiente, faz com que mesmo depois de seis anos à frente da prefeitura o mesmo ainda não tenha instalado um sistema de tratamento de esgoto industrial no referido núcleo.



Outras reportagens que denunciam os crimes ambientais de Santa Isabel

As agressões ambientais em Santa Isabel não é assunto novo, são quase dez reportagens denunciando toda sorte de crimes ambientais, inclusive cometidos pela própria prefeitura que durante anos queimou lixo hospitalar diretamente no solo, mesmo que a mortandade de peixes denunciada nesta matéria não tenha relação alguma com fábrica de doces, outros fatores que agridem nosso lençol freático podem ser a causa do ocorrido neste domingo (04/01).

Fato é que com a morosidade nas investigações das diversas representações levadas ao conhecimento do Ministério Público e da Polícia Civil contribuem decisivamente para o agravamento da crise ambiental que vivemos, questões da importância como esta deveria ser tema prioritário para qualquer debate desenvolvido pelo poder público, mas nossos governantes são despreparados e sem o conhecimento da gravidade da crise que vivemos, quando eles se atentarem poderá ser tarde demais.


São muitas as agressões ambientais ocorridas em Santa Isabel desde 2011, os responsáveis estão entre o poder público e a iniciativa privada, todos têm que ser responsabilizados pelas atrocidades cometidas contra o Rio Itabapoana, esperamos que o Ministério Púbico Federal tome as providências cabíveis dentro dos rigores legais

Um comentário:

  1. Parabéns Odarci ! Pessoas como você faz a gente ter esperança num futuro melhor!!!

    ResponderExcluir