terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Soluções sustentáveis | Investimento de baixo custo com retorno inestimável

Com a crise de abastecimento de água cada vez mais frequente em Bom Jesus do Itabapoana, a necessidade de investir em tecnologias ambientais se torna urgente

O rio Itabapoana enfrenta uma crise brutal que está o limitando cada vez mais, a CEDAE sucateada em nossa cidade passa o dia todo remendando sua rede deteriorada de amianto, e em breve teremos o retorno das aulas com o incremento de consumo nas escolas que tem seus sistemas de abastecimentos defasados.

E a solução não é nenhuma novidade, é uma tecnologia utilizada em todo planeta há muito tempo, que é a captação da água da chuva para diversos fins que proporciona a redução do consumo de água tratada, no caso das escolas a água serve para abastecer as caixas de descargas dos banheiros, para irrigar os jardins e lavar os pisos.

E para ilustrar uma oportuna sugestão nesta reportagem, temos as imagens da Escola Estadual Governador Roberto Silveira que conta com três grandes coberturas com incalculável potencial de captação de água da chuva, podendo inclusive abastecer além da própria escola, o CAPS e a Casa Lar, bastando um pouco de entendimento entre a gestão da escola e o município que o custo ficará irrisório para os cofres púbicos.
O que essas três instituições irão economizar com a despesa de água tratada nos faz vislumbrar que em muito pouco tempo o valor investido será integralmente retornado, e ainda sem correr o risco de ter que contratar caminhões pipas para suplementar o abastecimento da escola no início das aulas.

Outro benefício em captar e armazenar a água da chuva nessas três grandes coberturas da citada escola é que o volume de água que descerá na rua diminuirá substancialmente nas enxurradas que sempre alagam as ruas asfaltadas do centro, seria um desafogo e tanto para as galerias das redondezas.

Os gestores públicos por exemplo poderiam ser ainda mais ousados e vislumbrar a implantação do sistema de captação de energia solar nas coberturas dos prédios públicos, o que poderia abrir um enorme leque de redução de custo da máquina pública, sistema de câmeras, iluminação dos prédios públicos e tantas outras possibilidades que podem ser inseridas.

Atualmente já existem tecnologias de captação de energia solar para alimentar lâmpadas com custo mais baixo do que o modelo convencional, enquanto a energia solar é um sonho mais oneroso, podemos pôr em prática um projeto piloto com essas três instituições no projeto de captação de água da chuva.

Está na hora dos gestores públicos darem um basta nas reclamações dos problemas de custeio das prefeituras, o momento é ter visão empresarial na gestão das prefeituras buscando soluções tecnológicas voltadas para a sustentabilidade para reduzir o custo da máquina pública, e converter as economias nas muitas prioridades pendentes no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário