terça-feira, 12 de junho de 2018

IFF-BJI fomentará capacitação gastronômico-rural no entorno do Parque Sabiá Laranjeiras de Rosal

Iniciou-se o planejamento do conselho gestor do parque para incrementar a economia local

Foto: Comunicação Social PMBJI

Objetivo está no incentivo a produção de produtos agroecológicos para atender a demanda dos turistas...

...com o texto completo da matéria oficial enviado pela Comunicação Social PMBJI, a qual reproduzo a seguir:

Planejamento para criação de circuito gastronômico em Bom Jesus

O Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus sediou na última sexta-feira, dia 8 de junho, a primeira reunião da equipe responsável pelo desenvolvimento do agroturismo gastronômico em Bom Jesus do Itabapoana, especificamente em Rosal, segundo distrito do município.

O objetivo é beneficiar produtores rurais do entorno do Parque Natural Municipal Sabiá Laranjeira de Rosal que tenham interesse em comercializar produtos agroecológicos para fomentar o desenvolvimento econômico da região.

Capacitação é uma das ações previstas pelo Conselho Municipal responsável pelo Parque, visando qualificar a mão de obra em todo o processo de produção e comercialização dos produtos regionais. “O IFFluminense é um dos fomentadores desse processo, capacitando esses produtores em termos de preparo dos alimentos, embalagem, comercialização e demais áreas necessárias”, explica o diretor-geral do campus, Carlos Freitas. 

O curso técnico em Alimentos; a AlQualis, Empresa Júnior do curso superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos; e a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares do IFF (ITCP-IFF) atuarão na oferta de treinamento aos produtores. Outras instituições também farão parte da iniciativa, como a Emater, o Sebrae e a Firjan.

A proposta prevê, ainda, a expansão e desenvolvimento de outras áreas potenciais do local, como o turismo agroecológico. Para tanto, setores como hotelaria e artesanato também serão incluídos no planejamento e todos os produtos gerados na região poderão ser comercializados dentro do parque.

Gestores municipais, representantes da sociedade civil, servidores e alunos do IFF participaram do encontro na última sexta-feira.

Por Comunicação Social do IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana e Setor de Comunicação da PMBJI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário