quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

UMA ANÁLISE À RESPEITO DA POSSÍVEL FALTA DE ÁGUA EM BOM JESUS DO NORTE E EM BOM JESUS DO ITABAPOANA

Por Aluízio Teixeira - Uma matéria publicada hoje no Blog do Frederico, intitulada "CRISE DO ITABAPOANA - REALIDADE DA BAIXADA", inspirou-me a comentar sobre a possibilidade de vir a faltar água potável para a nossa população.

Há uns três anos, aproximadamente, publiquei na Revista "O EMPRESÁRIO, um artigo técnico de minha especialidade que versava sobre o "Diagnóstico das Possíveis Causas das Enchentes do Rio Itabapoana". Dentre as cinco causas que diagnostiquei, uma delas é a presença de um afloramento rochoso, no leito do rio, de uma margem a outra nas proximidades do atual pátio da CAVIL. 

Olhando da Ponte Nova para montante (para cima) vemos claramente a presença desse maciço rochoso

A consequência disto é que estamos às margens de um verdadeiro reservatório de água, o que para nós é uma abençoada dádiva da natureza, pois a possibilidade de vir a faltar água na seca, é muito remota.
Tem-se, tecnicamente a possibilidade de fazer a captação da água em qualquer ponto do rio que se queira, através de moto-bombas colocadas em balsas flutuantes, que iriam, inclusive, bombear uma água menos poluída, pois como se sabe os efluentes dos esgotos sanitários descarregados no rio, tendem a fluir pelas margens devido a velocidade da água ser maior no centro do curso d'água.

Atualmente, todos os pontos de bombeamentos de nossas concessionárias, são localizados nas margens do Rio Itabapoana.
Acredito ter esclarecido o questionamento feito pelo Frederico sobre a "discrepante diferença de nível do rio no centro e no local registrado (Ponte do Waldir - próximo ao trevo de Carabuçu)".

Nenhum comentário:

Postar um comentário