quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Rio Itabapoana | Trágica transformação de cenário

O internauta Marcos Paulo Etiene publicou em sua página no Facebook três fotografias do rio Itabapoana, possivelmente registradas em Bom Jesus do Norte, uma na saúda do bairro Silvana na rodovia ES 297, e as outras provavelmente registrada na Ponte Nova.

As imagens retratam o processo de aniquilação que o rio vem sofrendo devido a assoreamento descontrolado em todo percurso do Itabapoana nos limites de Bom Jesus do Itabapoana, que por ser o município que mais utiliza o rio, o mesmo deveria ser o que mais deveria cuidar do rio, e na realidade que vivemos. 

Infelizmente somos quem mais degrada o castigado Rio Itabapoana.

Bom Jesus do Norte já conta com 70% do esgoto tratado, e se iniciaram a sobras para concluir o tratamento de esgoto em 100% das residências, São José do Calçado é abastecido pelo Rio Calçado, e lá já existe uma iniciativa popular e voluntária trabalhando pela recuperação e proteção das nascentes que alimentam o Calçado.

Recentemente foi noticiado a realização de um evento com a participação dos prefeitos de Bom Jesus do Norte e Apiacá dentre outros do sul capixaba com autoridades estaduais do maior ambiente do Espírito Santo, para discutir ações em conjunto pela recuperação do Rio Itabapoana.

Lamentavelmente não havia nenhum representante de Bom Jesus do Itabapoana, sendo que deveríamos nos apresentarmos como os maiores interessados, e posso lhes garantir que a prefeita desde que assumiu o governo em janeiro de 2009 somente mencionou o Rio Itabapoana para propagar enchentes fictícias para tão somente pavimentar seus decretos emergenciais fraudulentos, seja no transbordo ou na seca.

Apesar de lamentável, a ausência do poder executivo de bom Jesus do Itabapoana neste evento, mesmo que fosse para somente ouvir na plateia, não é de surpreender quem conhece o diretor do departamento de meio ambiente da prefeitura de BJI.

Ele é mais uma das muitas inutilidades públicas nomeadas pela prefeita da desordem e do descaso ambiental, para vocês terem uma ideia, no currículo de nosso diretor de meio ambiente, consta somente sua participação no malfadado Projeto Managé, que apesar de toda pompa e circunstância e todo dinheiro investido, o mesmo não trouxe resultado algum, a não ser os muitos boatos suspeitos sobre o destino dos recursos que vieram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário