domingo, 30 de novembro de 2014

Ambiente em crise | Desequilíbrio na cadeia alimentar reflete nas residências

No início da semana passada antes da primeira tempestade ocorrida em Bom Jesus do Itabapoana, a comunidade da Barra do Pirapetinga foi completamente tomada por uma nuvem de insetos que invadiram todas as residências a ponto de algumas terem acumulados baldes de insetos no dia seguinte.

Eram três espécies diferentes de insetos que invadiram a comunidade, sendo que os cupins de variados tamanhos eram a maioria. 
Pela quantidade alarmante o departamento de meio ambiente deveria se alertar sobre os fatores que estão causando e que medidas tomar para conter este desequilíbrio.

Na fotografia que registra o asfalto da rua, está nítido as marcas dos insetos que foram esmagados pelos veículos que passam diariamente na Barra, pela quantidade de manchas escuras no asfalto fica fácil mensurar a grande quantidade.

Em outra fotografia temos a imagem da varanda de uma residência no dia seguinte a invasão dos insetos com a imagem do meio da área, sendo que nos cantos dos vasos foram retirados milhares de insetos mortos.


Tal fenômeno já havia sido registrado no centro de Bom Jesus nas margens do rio Itabapoana e nas proximidades da ilha caeté, e agora surge invadindo todas as residências desta pequena comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário