segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

SOBRE AS CHEIAS DAS ÁGUAS DO RIO ITABAPOANA – Por Arquimedes Inácio

Li ontem no ótimo blog do meu amigo Jailton Penha, com certa preocupação, onde dizia: ("CHEIA DO RIO ITABAPOANA PREOCUPA - ESTADO DE ALERTA"), sobre as previsões das cheias do Itabapoana. O texto dizia que a medição das 20:30 de Domingo marcava 2 metros e que a cota de transbordo ou seja, a medição que se poderia fazer entrar água nas casas na beira rio no Pimentel Marques era de 2,10.

De fato, já era para se preocupar e muito, principalmente os moradores e na maioria, meus vizinhos desta rua. (Observação: Tem um ponto nesta rua, que o meio fio fica a menos de 3 metros da margem do rio ou seja, sempre as águas chegarão primeiro neste local).

Fui por 2 vezes na ponte, onde é possível através da régua de marcação, ter uma ideia melhor do que acontecia e para minha alegria e posterior tranquilidade, a marcação como se vê na primeira foto marcava menos de 1,30 e isso as 18 horas de hoje.

Ou seja, graças a característica de ótimo poder de escoamento deste rio, de ontem para hoje , o nível das águas desceu mais de 70 centímetros e segundo este mesmo blog, a previsão do tempo para Segunda, Terça e Quarta é de que NÃO choverá em nossa Bom Jesus ou seja: O alívio que precisávamos depois das notícias preocupantes de Domingo, que faria Noé (que não é o Vargas, mas o da arca) tremer, veio com o pôr de sol desta Segunda e será questão de tempo, para que o nível do Rio volte ao normal, juntamente com a paz dos bom-jesuenses.


Numa época de seca como nunca tínhamos visto em muito tempo, a possibilidade de cheias como vimos tempos atrás, na minha opinião é um caso bem difícil de acontecer. 
E que DEUS faça com que eu esteja correto e que este mesmo DEUS ilumine as cabeças das nossas AUTORIDADES, para que algo de concreto seja feito o mais rápido possível, antes que o pior nos atinja. "Prevenção é a palavra-chave" Sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário