sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Uma tragédia anunciada sob a tutela da omissão do poder público

O internauta Paulo Silveira trouxe para a arena de debates públicos em sua rede de amigos o grave processo de erosão que se estabeleceu do alto do morro da Caixa D’agua até as margens do Córrego Santa Rosa, na rua Guilherme Mathias. 
E este cenário retrata perfeitamente o grau de irresponsabilidade do atual governo aliado a omissão e negligência do poder legislativo.

Este processo de erosão não é novidade para quem acompanha as publicações deste blog e seus ambientes no Facebook, para termos uma ideia de quanto tempo este problema existe, foi no final de 2011 que o amigo Guth Travassos que me abordou na rua para alertar sobre uma obra que a Cedae ou a prefeitura teria feito no alto do morro para escoamento pluvial.

Foto de Paulo Silveira - 25/11
Ele ainda detalhou que a obra deveria ter a canalização pluvial do alto do morro até a base da encosta caindo direto no córrego, como foi feito o sistema da CEDAE ainda nos anos oitenta, e em dezembro de 2011 com o blog Seu voto vale mais já com grande repercussão na cidade veiculou a primeira reportagem alertando as autoridades para o problema que ainda estava no início.

O primeiro alerta não foi o suficiente para o poder público se atentar para a gravidade do problema e deixou a situação no campo negligente e em dezembro de 2013 novamente este blog publicou um novo alerta com as imagens comparando o avanço da erosão, e mesmo assim a conduta omissa dos gestores públicos do município permaneceu desprezando o problema mesmo com lamaçal que tanto atormentou os comerciantes das proximidades das ruas Buarque de Nazareth e 15 de Novembro com a enxurrada que vem da cratera.

Foto de Alba Lívia Travassos - 28/11
E estamos em mais um final de ano e a situação somente se agravou, graças ao despreparo público de nossos agentes políticos a cratera tomou uma dimensão que uma tragédia de grandes proporções já se torna crível, atentem-se com as residências que estão no alto de morro, e a erosão se aproxima cada vez mais delas.

Aparentemente a encosta está localizada longe das residências da rua Guilherme Mathias, porém não se enganem com a fúria das tragédias climáticas que podem causar um trágico desmoronamento com residências caindo de cima soterrando as que estão em baixo, estão todos avisados e depois não me venham com a desculpa que não teria como prever uma possível tragédias que se anuncia. 

Foto: Alba Lívia Travassos - 28/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário