domingo, 30 de novembro de 2014

Alerta climático | Afluentes do Itabapoana na região serrana inspiram cuidados

O Blog do Jailton da penha veicula um alerta da defesa civil do município sobre a possibilidade de transbordo do Rio Itabapoana no perímetro urbano do município, com especial atenção na parte do bairro Sebastião Pimentel Marques com margem no rio, porém temos um problema que precisa ser demandado pelo poder público urgente.

O alerta desta publicação se refere aos afluentes do rio Itabapoana localizados na região serrana, e praticamente todos eles, principalmente o Rio Pirapetinga em seu trecho que passa na Barra do Pirapetinga está cheio de entulhos e troncos de árvores que foram jogadas dentro do mesmo.

Com as fortes chuvas que caíram na semana passada alguns desses galhos foram arrastados para próximo da ponte conforme registro fotográfico nesta matéria, e já faz bastante tempo que a administração distrital não promove uma ampla varredura no córrego em toda sua extensão nesta comunidade.

Situação mais grave ainda se encontra o Córrego Santa Rosa, que além de sofrer com um duplo despejo de lama, um vindo da barragem, e a outra da cratera da rua Guilherme Mathias sem contar com os diversos entulhos jogados dentro dele em diversos pontos no bairro Santa Rosa.

O Valão Soledade também inspira cuidados também pelo mesmo motivo, e agora com o agravante da construção da ponte que proporcionou mais um ponto de retenção de água ocasionando mais alagamentos pela cidade, sem contar que a parte coberta do mesmo há quase uma década que não passa uma ampla limpeza e remoção de entulhos.


Somente neste breve relato temos três afluentes do Rio Itabapoana com sérios problemas ambientais e cabe à defesa civil do município agir para prevenir. 
O alerta está dado e a situação é urgente, haja visto que o ano de 2014 passou assim como os anteriores e nada de preventivo foi feito ou planejado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário