sexta-feira, 28 de novembro de 2014

O lamaçal e sua origem - Matéria veiculada no dia 17/12/2013

Praça Amália Teixeira foi alagada por um grande lamaçal

Com a chuva desta tarde de segunda feira (16-12-13) o cruzamento das ruas 15 de Novembro com Buarque de Nazareth foi tomada por um mar de lama que saiu do bueiro que fica embaixo do escritório da AMPLA. O volume de lama foi tão grande, que foi necessário o DEMIT interditar rua 15 de Novembro para evitar um possível acidente.


E a origem deste lamaçal que está se tornando rotina nas chuvas, é proveniente de uma ação irresponsável e inconsequente do poder público, que colocou um duto para escoamento fluvial do alto do Monte Calvário com o despejo da água sendo feito diretamente no solo, mais precisamente no córrego Santa Rosa, na ponte da rua Guilherme Mathias.

Imagem obtida no Facebook de cinegrafista amador

Desde novembro de 2011 que venho alertando sobre as consequências desta intervenção irresponsável do poder público, restando confirmar oficialmente se esta obra criminosa foi realizada pela prefeitura ou pela CEDAE.

Segundo me informaram que tal obra seria de autoria do SAAE, o que somente vem a ratificar a constatação do quanto irresponsável é este governo. E abaixo temos um comparativo do tamanho da cratera em novembro de 2011, com a situação registrada em dezembro de 2013.


Observem que em pouco mais de dois anos a erosão consumiu uma considerável faixa de terra deste morro, observem na marcação em vermelho que indica que o caminho que a água percorre foi reduzido, no circulo azul tínhamos um arbusto que desapareceu com os deslizamentos, e na marcação em amarelo podemos ter uma noção da área do morro que desapareceu com o processo de perda de solo.


Se o governo se mantiver nesta postura omissa e irresponsável, não demora esta usina de lama vai proporcionar outras tragédias, bastando observarmos como ela avança em direção as casas que tem nas proximidades. 
O governo está negligenciando este ponto de deslizamento há mais de dois anos, a alegação que deslizamento não dá para prever é conversa de quem não tem caráter e muito menos dignidade em assumir com suas responsabilidades públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário