domingo, 8 de novembro de 2015

Iniciada a temporada dos lamaçais urbanos de BJI

É muito grave o momento em que vive Bom Jesus do Itabapoana e seus habitantes, se refletirmos com profundo senso crítico, podemos facilmente constatar que nosso poder público é capaz de proporcionar fenômenos que desafiam a própria natureza e suas características.


Em qualquer lugar governado por pessoas decentes e comprometidas, a chegada da Primavera é sinônimo de positividade, beleza e alegria, é a saída do inverno com a florada de praticamente todas as espécies, no colorido natural com dias ensolarados e temperatura agradável são marcas mais do que registradas da Primavera, menos em Bom Jesus do Itabapoana do século XXI.


Vídeos produzidos por Wool Fabiano e Bia Talyuli - Facebook

A chegada da Primavera bom-jesuense teve sua primeira marca registrada se manifestando na noite de sábado (07/11), em que uma forte chuva ocasionou o caos rotineiro em todos os pontos da sede do município, com mais destaque na Avenida Governador Roberto Silveira e todo lamaçal que desce do Parque das Águas e do alto do Bairro Novo (Rua Roney Carrereth Alves).

A chegada da primavera também é motivo de apreensão para diversos comerciantes, haja visto que o lamaçal que desce pela cratera da rua Guilherme Mathias será cada vez mais intenso, até ocorrer uma tragédia de maiores proporções, e atualmente já temos ocorrências da lama invadindo algumas lojas situadas nas ruas Buarque de Nazareth e a 15 de Novembro.

Foto: Bia Talyuli/Facebook
A chegada da primavera com a sequência do verão com seus temporais, também significa o aumento da taxa de insalubridade da cidade que vivemos, onde a lama represada ocasiona doenças parasitárias, assim como ela depois de seca se transforma em poeira, ocasionando em doenças respiratórias, sem contar com os diversos pontos de acúmulo de água para contribuir na proliferação da dengue.

Diante deste cenário estarrecedor, ainda temos um impasse ambiental vivido pelos moradores de Bom Jesus do Itabapoana, em que ao mesmo tempo que a poeira se tornará constante em suas rotinas, o racionamento de água os impedem de molhar a rua para amenizar a poeira em suas residências.

Cabe ainda salientar que a chegada das chuvas não significará no aumento da capacidade de captação e tratamento de água por parte da CEDAE, a situação do assoreamento do rio Itabapoana é tão grave que quanto mais forte for a chuva, mais lama será despejada no leito do rio, e muito próximo do ponto de captação, o que levará a diminuir a capacidade de captação e tratamento de água.

Este problema relacionado ao assoreamento que compromete a capacidade de capacitação de água já ocorreu em 2014 com a CEDAE desligando uma das bombas no centro da cidade, devido a quantidade absurda de lama contido no leito do rio Itabapoana, fruto da deterioração ambiental que venho alertando desde 2011.

A prefeita está finalizando seu sétimo ano à frente da prefeitura, e até o momento ela não se mobilizou e se atentou sobre a gravidade ambiental do perímetro urbano de Bom Jesus do Itabapoana, e sem dúvidas que esta será uma das maiores heranças malditas que ela deixará para seu sucessor ou sucessora.

Foto: Gisele Nassar/Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário