segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Barragens da Samarco [Tragédia no Espinhaço] - DADOS SOBRE O ABSURDO

Reproduzo um impressionante dossiê sobre a verdadeira dimensão da tragédia, extraído do Facebook na página denominada “Projeto Mulheres Sempre Vivas”, e compartilhada pelo professor Tarcísio Motta:
"A irresponsabilidade das mineradoras e do governo:
*atualizado
- O lamaçal da Samarco já atingiu o Rio Doce, um dos principais rios de Minas Gerais; Atingiu também o Parque Estadual do Rio Doce.

- A Samarco garante diz que o minério de ferro não é tóxico. Porém, não precisa ser tóxico para matar, destruir e transformar tudo num deserto estéril. Entretanto, ainda serão realizadas análises, para garantir que não existem outros tipos de rejeitos, como mercúrio e arsênio.

- Já são quase 15 municípios atingidos: 12 em MG e 3 no ES;

- Cerca de 15 pessoas assassinadas. O Sindicato dos trabalhadores Metabase denuncia que estes números são maiores e falam em dezenas de desaparecidos.

- 500 sobreviventes com risco de contaminação pela lama repleta de produtos químicos;
- 600 famílias desabrigadas e sem cidade;

- Uma vila colonial centenária, destruída para sempre;

- Áreas de reflorestamento e mata nativa cobertas por lama;

- Desastre ecológico e social incalculável. E irreparável;

- Estima-se que 62 milhões de metros cúbicos de rejeito tenham sido liberados na região, mais do que dez vezes a lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro;

- Usina Hidrelétrica de Risoleta Neves já está afetada;

- Contaminação do solo e do lençol freático por anos.

- Laudo Técnico do MPMG, de 2013, já acusavam o risco de rupturas das barragens. O Laudo Técnico do Instituto Prístimo já alertava para a saturação da barragem.

- Curiosamente, a Samarco foi "eleita" melhor empresa (Editora Abril) justamente por sua "gestão adequada de resíduos". A empresa tem de se explicar, e não só "prestar solidariedade às vítimas". O que ocorreu foi um crime, e segundo Jornal O tempo, existem fortes elementos para indiciamento. Cabia prisão preventiva dos responsáveis.

- A empresa Samarco, do Grupo Vale, alegaram este ano que todas as licenças da empresa estão devidamente corretas e em total condições de segurança.

-Segundo o promotor Carlos Eduardo Ferreira Pinto, coordenador da Promotoria de Meio Ambiente, as licenças ambientais estão sendo concedidas pela administração estadual sem que técnicos avaliem os locais pessoalmente (Em todos os casos, não só referente á tragédia)

- A Samarco é controlada pela brasileira Vale (antiga Vale do Rio Doce) e pela anglo-australiana BHP Billiton, considerada a maior empresa de mineração do mundo. Em Minas Gerais,o Grupo VALE incorporou dezenas de mineradoras menores, que mantiveram seus nomes, mas estão sob sua total responsabilidade.

- O sindicato Metabase denuncia que as condições de trabalho se degradam há anos na mineradora, cuja a VALE, sua maior acionista, já foi denunciada por trabalho análogo à escravidão.

- O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Altamir Rôso, classificou a Samarco como VÍTIMA do rompimento de sua barragem (!!). Vitima!

- O mesmo secretário defende que a fiscalização ambiental passe a ser responsabilidade das mineradoras. Já imaginou um criminoso responsável pela investigação de crimes? Pois é.

- A Samarco tem receita bruta anual de quase 8 bilhões ao ano.

- A Samarco tenta, há anos, desapropriar os moradores de Bento Rodrigues, que sempre resistiram.

- As políticas de fiscalização e licenciamento ambiental no Brasil e em MG estão corrompidas e fraudadas, sobre as quais pesam graves denúncias de corrupção. O Novo Código da Mineração, cujo relator é o deputado federal Leonardo Quintão (PMDB - ligado a Eduardo Cunha), está atualmente em votação, e aprofunda estes retrocessos.

- O Novo Código de Mineração, projeto de lei 5807/13 em votação no Congresso, quer garantir os interesses das mineradoras e liberar a mineração em áreas protegidas, quilombolas e terras indígenas, além de colocar a fiscalização ambiental sob responsabilidade das próprias mineradoras.

- As mineradoras são as maiores financiadoras de campanha em MG.

- Leonardo Quintão (PMDB - MG) recebeu mais de 40% das doações de sua campanha das mineradoras de MG. Sua família é dona de mineradoras. Em seu mandato, seu patrimônio já aumentou em 8 vezes.

- A Samarco está envolvida em vários escândalos de corrupção durante o governo de Aécio Neves (PSDB), em Minas Gerais.

- O Governador Fernando Pimentel (PT) defende a simplificação do processo de licenciamento ambiental. O governador é a favor do desenvolvimento a qualquer preço, mesmo que o preço seja a exploração de pessoas simples, a perda de vidas humanas e a destruição da natureza.

- Há risco de novos desabamentos. Corpo de Bombeiros alerta que uma terceira barragem, a Germano, maior que as outras duas, pode se romper a qualquer momento.

- Um relatório da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) aponta que das 735 barragens existentes em Minas Gerais, 29 não tem garantia de estabilidade da estrutura e outras 13 estão com o estudo não concluído, representando um risco para novos deslizamentos.

- As mineradoras tem investido cada vez mais em minerodutos (com autorização do governo e sob os quais pesam as mesmas denúncias) - Estas tubulações levam o minério de ferro em estado arenoso misturado com água, como se fosse uma polpa – e operam a todo vapor. 

Novos projetos estão em andamento, sinalizando para a continuação do desperdício de um recurso precioso. Os minerodutos consomem, em média, 3,711 milhões de litros de água por hora, o suficiente para abastecer um município com 558 mil habitantes. Não há o reaproveitamento do recurso hídrico, que é descartado no mar.

- A Vale a Samarco que tem "cuidado" da cena do crime que elas mesmas cometeram. Os habitantes de Bento Rodrigues suspeitam que a empresa esteja priorizando o salvamento de sua imagem institucional em detrimento das vidas humanas e dos animais, atropelados pelo avanço medonho da lama. Moradores estão impedidos de entrar em sua própria cidade.

"A expressão mar de lama deixou, enfim, de ser apenas uma metáfora gasta da corrupção política: passou a ser o resultado concreto dela, através de concessões ilimitadas às mineradoras em troca de financiamento eleitoral". (Manoel Neto)

Seguiremos denunciando. A mineração irresponsável acontece em toda a Serra do Espinhaço. O Projeto Mulheres Sempre Vivas é independente, pois nosso compromisso é com as populações tradicionais, principais vítimas das mineradoras, e com o meio ambiente.

Não foi acidente. Nenhuma barragem se rompe por acaso.

Queremos saber quem vai pagar esta conta."

Foto: Moradores observam ruas tomadas por lama. 
R. MORAES (REUTERS), divulgação El País.
-------------------
ATENÇÃO: DOAÇÕES


"Em Mariana, a prefeitura preparou o ginásio esportivo Arena Mariana e um colégio para os desabrigados. Para doações fora do município, a prefeitura disponibilizou dados de sua sua conta bancária para quem quiser contribuir com doações em dinheiro: Prefeitura Municipal de Mariana / Banco do Brasil/ Agência 2279-9/ CC 10.000-5".

-----------------------
Links relacionados:

Barragem em Minas de rompe.. El Pais 
[http://brasil.elpais.com/…/…/politica/1446760230_611130.html]

Secretário de Estado classifica Samarco como vitima 
[http://www.hojeemdia.com.br/…/secretario-de-estado-classifi…]

MP cogita revogação da licença de operação da Samarco:
[http://www.em.com.br/…/mp-pode-pedir-revogacao-da-licenca-d…]


Manobra tenta aprovar Novo Código da Mineração:
[http://apublica.org/…/truco-manobra-tenta-aprovar-codigo-d…/]


Pimentel defende simplificação do licenciamento ambiental em Minas Gerais [http://www.agenciaminas.mg.gov.br/…/pimentel-defende-simpli…]

O papel da mineradora Samarco na Lista de Furnas e em outros escândalos em MG.
[http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-papel-da-minerad…/]


Laudo Técnico sobre a barragem do Fundão - Instituto Prístimo:
[http://www.meioambiente.mg.gov.br/…/69/9.1-laudo-tecnico.pdf]


Um mineroduto passou em minha vida: 
[http://www.otempo.com.br/cmlink/hotsites/especial-mineroduto]

Procurador alerta para riscos de novos minerodutos em MG 
[http://www.otempo.com.br/…/procurador-alerta-para-riscos-de…]

Dôssie Mineroduto Minas -Rio – vozes e lutas dos atingidos 
[https://agburbana.wordpress.com/…/dossie-minas-rio-vozes-e…/]

Relatório da Feam aponta 29 barragens sem estabilidade garantida 
[http://www.otempo.com.br/…/relat%C3%B3rio-da-feam-aponta-29…]


Nenhum comentário:

Postar um comentário