segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Lixo hospitalar | Contrato para prestação do serviço é alvo de questionamentos

Segundo discussão legislativa, a empresa fará a coleta de lixo quinzenalmente, criando um impasse entre os estabelecimentos geradores do lixo hospitalar

Se confirmado esta informação teremos um grande problema com os estabelecimentos de saúde do município, tanto públicos como privados, o problema se encontra onde os mesmos irão armazenar o lixo hospitalar para aguardar a empresa contratada pelo governo para coletar o mesmo.

Exitem algumas situações que carecem de explicações convincentes dos gestores públicos neste contrato

Para se ter uma ideia da falta de condições de armazenamento de lixo hospitalar nos estabelecimentos, sejam clínicas particulares, PSF’s, laboratórios de análises clínicas particulares e o público, e o próprio hospital com o PU, a coleta era feita DUAS VEZES POR DIA e TODOS OS DIAS, e agora segundo foi comentado na sessão legislativa desta segunda-feira, é que a coleta será realizada quinzenalmente, um absurdo a falta de planejamento e bom senso.

E o valor do contrato nos leva a suspeitar que se o serviço será de fato prestado quinzenalmente teremos uma situação gritante, pois a secretaria de saúde vai pagar mensalmente a quantia de R$ 21.150,72 por doze meses que totaliza R$ 253,808,64.

Geralmente o tratamento dado a lixo hospitalar é a incineração com equipamentos adequados para filtrar os gases emitidos, porém nada justifica um custo tão alto para prestar tal serviço, caso fosse assim, valeria apena o município implantar este serviço para atender as cidades da região.

Ainda cabe salientar que ficou de fora das discussões deste tema a possiblidade desta empresa contratada ser de propriedade do marido de um cargo comissionado da mesma secretaria de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário