segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Meio ambiente | Elevada despesa não condiz com resultado prático

Nos últimos meses o vereador Ricardo Aguiar tem dado muita ênfase nos gastos exorbitantes de combustíveis na secretaria de agricultura e meio ambiente, os valores são verdadeiras aberrações se analisarmos com um mínimo de critério o que se deve esperar desta pasta.

E o mesmo vereador também abordou por diversas vezes sobre a maneira como é utilizado o veículo Renaut Logan que foi doado para o departamento de meio ambiente para servir única e exclusivamente à fiscalização ambiental em toda a extensão do município, mas é público e notório que tal veículo praticamente não atua dentro de sua finalidade legal.

Eu por diversas vezes já presenciei este veículo trafegando em Itaperuna, e sempre na mesma região, no bairro Vinhosa nas proximidades da justiça do trabalho, ou na outra via na direção do bairro São Mateus. 

E na semana passada o vereador Ricardo Aguiar também alertou que ele testemunhou este veículo em Itabapoana, sem precisar em que área.

E enquanto os nobres “fiscais da natureza” dão muita atenção ao ambiente de Itaperuna nesta publicação temos dois casos de agressões ambientais que carece de apuração rigorosa e medidas enérgicas, uma na baixada bom-jesuense e outra na serra bom-jesuense.

Na rodovia RJ 230 entre Santa Isabel e o trevo de Carabuçu tivemos um verdadeiro arboricídio de centenas de árvores de diversas espécies em um longo trecho da rodovia, não se sabe o motivo desta derrubada em massa de árvores, e mesmo sendo grande parte de eucaliptos. 
O departamento de meio ambiente tem que avaliar se pode ou não realizar o corte, o eucalipto permitido para corte deve ser registrado para tal fim desde o plantio da muda na área, o que não é o caso dessas árvores que são praticamente nativas naquele trecho.


Já na região serrana temos um escandaloso caso de extração de areia localizada dentro de uma Área de Proteção Permanente entre as usinas Franca Amaral e Pirapetinga, local com rigorosas restrições ambientais e temos no local onde indica uma área de monitoramento sedimentológico temos uma balsa sugando areia irregularmente no local.


A falta de capacidade e responsabilidade do secretário de agricultura e meio ambiente faz dele um fantoche que assina situações como o indeferimento de licença para extração de areia para uma empresa seria que era a única que contava com a Licença Operacional do Iema e do Inea, e este mesmo secretário fecha os olhos para este absurdo ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário