quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Descontrole de zoonoses | A incoerência revela o despreparo

Na manhã desta quinta-feira (25/09) circulou uma notificação do setor de fiscalização sanitária que causou preocupação com a comunidade protetora dos animais em Bom Jesus do Itabapoana, a notificação entregue a algumas pessoas que tratam de cães de rua, e o teor da mesma apenas atesta a dupla face incutida no doutor veterinário que está presidente da APAN e responsável pela fiscalização sanitária e pelo controle de zoonoses do município.

O teor do ofício notifica os cidadãos a não mais tratarem de cães de rua, eles terão que recolher os animais em suas residências e se insistirem em tratar dos cães de rua o município poderá acionar judicialmente o cidadão que descumprir a legislação sanitária e o código de posturas do município.

Soa no mínimo hipócrita a fiscalização sanitária do município direcionar suas ações a algumas pessoas que tratam de cães de rua a cumprirem o código de posturas do município ao passo que temos diversas pastagens de equinos na sede do município e em alguns distritos e esta mesma fiscalização sanitária se omite em conluio com muitos desses criadores clandestinos de equinos que são muito amigos do marido da prefeita.

A notificação ainda alerta que se os animais não forem recolhidos nas residências de quem os trata, o município tomará medidas cabíveis para recolher os animais mesmo sem ter onde destina-los adequadamente, o que somente contradiz a condição do chefe desta fiscalização presidir uma associação que deveria proteger os animais, agora quer extermina-los.

Os rumores que já está em andamento um processo de extermínio de cães de rua em Bom jesus do Itabapoana ganha substância e muitos colaboradores e protetores dos animais estão dispostos a registrar as cenas da matança de cães par denunciar no Ministério Público.

Se o doutor veterinário tivesse uma preocupação mínima com a coerência e com a dignidade que sua profissão exige ele renunciaria a presidência da instituição que ele está castrando de seu objetivo de ser, além de pedir a exoneração do setor público no qual ele ocupa apenas como um fantoche das decisões superiores.


Se levarmos em consideração quando indagado pela notificação, ele alegou desconhecer a mesma revelando para todos que as coisas acontecem sem seu conhecimento no setor de sua responsabilidade, uma total irresponsabilidade com a coisa pública e a total incoerência deste senhor em presidir uma instituição que foi criada para proteger os animais e não exterminar com eles.

Um comentário:

  1. Queridos amigos de Bom Jesus do Itabapoana!
    Em especial às Associações Protetoras dos Animais. Entendo que essa infeliz notificação "me soa" como uma medida extremamente autoritária, arbitrária e até mesmo ditatorial. Se é o que eu entendi, seria o mesmo que retirassem ao "bel prazer", todos os mendigos da vias públicas e levassem para um campo de concentração e extermínio. Além do paradoxal ser de iniciativa de um Veterinário, que em tese, deveria zelar pelo "bem estar" dos animais. É sabido que os animais tem amparo legal conforme a Constituição Federal. Espero que equivoco, ou melhor, esse "mal entendido" possa ser desfeito ao mais rápido possível. Aproveito a oportunidade para reiterar a minha mais elevada estima às autoridades da querida cidade de Bom Jesus do Itabapoana, na certeza de chegar a um consenso em uma solução mais humanitária, afinal estamos em pleno século XXI. Gostaria de deixar essa mensagem com reflexão: "haverá um dia, em que o homem, conhecerá o íntimo dos animais. Nesse dia, um crime contra um animal, será considerado crime contra a própria humanidade. Leonardo da Vinci ano de 1492/1519. Jorge Eduardo Moraes Silva - Petrópolis-RJ, cidade imperial das Américas. Acorda Bom Jesus!!!

    ResponderExcluir