terça-feira, 16 de setembro de 2014

É muito grave a crise de abastecimento em Carabuçu e as autoridades não podem mais se omitirem

Desde 2013 que os vereadores da oposição e até alguns da situação por muitas vezes fizeram diversos apelos à CEDAE para solucionar o crônico problema de abastecimento de água no distrito de Carabuçu, que é o maior e único distrito que é abastecido pela CEDAE, os demais são abastecidos pelo municipal SAAE.

E muito mais preocupante do que as constantes interrupções de abastecimentos em toda Carabuçu, o local da captação da água que abastece o distrito não oferece condições adequadas para o tratamento, com relatos inclusive de que o riacho que abastece a comunidade passa por um matadouro local que segundo denúncia de moradores os restos das vísceras do gado abatido é jogado no córrego que abastece a estação de tratamento.

E nos últimos meses os problemas de abastecimentos tem sido mais constantes ao ponto de mobilizar os alunos da Escola Municipal Liberdade a protestarem com cartazes reivindicando e clamando atenção das autoridades que tem a obrigação de solucionar este grave problema.

Porém a solução para o problemas de abastecimento de água tratada não só em Carabuçu como em todo o município não podem somente ficar no âmbito da Cedae e do SAAE, o departamento de meio ambiente e a própria secretaria de agricultura tem papel decisivo em mapear todas as nascentes e implantar políticas ambientais em sintonia com os proprietários para a proteção e recuperação das nascentes.

Os proprietários rurais e  os cidadãos que residem nas imediações dos riachos que abastecem os distritos como Carabuçu tem que cobrar com firmeza das autoridades instituídas do município para que a pauta ambiental seja inserida de maneira central nas soluções a serem buscadas para conter a crise de abastecimento de água que muitas comunidades como Carabuçu estão vivendo.

O executivo anunciou que a CEDAE investirá mais de onze milhões de reais para duplicar a capacidade de abastecimento em Bom Jesus do Itabapoana, pergunto se Carabuçu está inserido neste projeto? O que o executivo tem a pronunciar sobre a possibilidade do município encampar o abastecimento de água em Carabuçu como nos demais distritos?


As perguntas estão aí e os senhores não podem mais se negligenciarem de maneira irresponsável como vem se portanto. Carabuçu pede socorro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário