sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Descontrole de zoonoses | Os números da receita para vigilância sanitária levantam outros questionamentos

Conforme tem sido amplamente repercutido, a decisão da fiscalização sanitária em notificar pessoas que tratam de cães de rua causou grande polêmica levantando ainda mais os questionamentos do papel que o departamento de vigilância sanitária deveria desempenhar e que na realidade os resultados deste departamento inexistem na prática.

Como bem já questionou o vereador Ricardo Aguiar é primeiro temos que descobrir onde é que o doutor veterinário cumpre seu expediente, pois ele jamais conseguiu encontrar o chefe da vigilância e fiscalização sanitária em local de expediente.

Também cabe salientar e questionar porque nunca mais tivemos em Bom Jesus do Itabapoana as necessárias campanhas de vacinação de animais domésticos que era promovida pela prefeitura todos os anos, além é claro também temos que questionar qual a relevância deste setor na gestão da saúde pública se constantemente estamos sob epidemia de dengue.

O que não se questiona são as condições orçamentárias para desenvolver todas as atividades pertinentes à vigilância sanitária e no controle de zoonoses no município, pois se pesquisarmos no portal da transparência da prefeitura temos informado que até o dia 23 de setembro de 2014 o volume de receita arrecadado para os programas de vigilância sanitária ultrapassou a casa dos R$ 120.000,00.


O que é feito com esses recursos que deveriam ser destinados ao combate de endemias e no controle de zoonoses? 
As endemias são precariamente combatidas e as zoonoses estão completamente fora de controle e o governo me diz que esses R$ 120.000,00 seriam suficiente somente para promover uma matança de cães de rua?

Nenhum comentário:

Postar um comentário