terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Mais duas PCH’s serão construídas na região serrana de BJI




PCH’s de “Bom Jesus” e “Saltinho do Itabapoana” serão construídas a partir de 2015, e estas serão instaladas entre Bom Jesus e Calheiros

Foi realizada no final da tarde desta quarta feira (11-12-13) uma reunião público para a apresentação dos projetos de construção de duas Pequenas Centrais Hidrelétricas na RJ 230 no trecho entre Bom Jesus do Itabapoana e Calheiros. Salientando que neste mesmo trecho, temos outras duas PCH’s, a de Pirapetinga e a Franca Amaral. Além da apresentação do projeto, também estava na pauta da reunião a apresentação e discussão dos impactos ambientais e as medidas que serão tomadas no curso das obras.




Infelizmente não pude participar de toda a reunião, tendo em vista que ela estava agendada para as 14:00h e somente se iniciou as 18:30 h e meu tempo já estava no limite quando a reunião começou. 
Porém pelo fato de ter chegado pouco depois das 16:00 h, eu tive a oportunidade de conversar com muitas pessoas, tanto da empresa Sigma Consultoria Ambiental, como a equipe do IBAMA/RJ, e pude me informar de diversos assuntos ligados ao meio ambiente e o Rio Itabapoana. 
E posso lhes garantir que se a sociedade não se atentar de suas obrigações com nosso meio ambiente, dificilmente salvaremos o Rio Itabapoana.





Uma das informações que obtive que pode trazer grandes resultados na recuperação do Itabapoana, é o fato de sua jurisdição ambiental ser de única e exclusiva responsabilidade da equipe do IBAMA/RIO, pois antes as questões que envolvem nosso rio ou eram tratadas pelo INEA ou pelo IBAMA/DF, em que o primeiro tem sérios problemas da intervenção política do governo do estado, e o segundo apesar de ser mais rigoroso e independente, estava totalmente distante do eixo de suas ações. 
Com a eficácia do IBAMA e com q proximidade de uma equipe exclusiva no estado do RJ, agora os resultados serão mais efetivos.




Mas para termos os esperados resultados provenientes das ações do IBAMA, é de fundamental importância a participação da sociedade, pois mesmo com uma equipe exclusiva em nosso estado, esta certamente será com número reduzido em seu efetivo, para tanto existem ferramentas de comunicação entre sociedade e a instituição para justamente aproximar as questões que ocorre em nosso rio, com a central de operações da instituição. 
Cabe ao cidadão bom-jesuense se conscientizar que o Rio Itabapoana é nossa única fonte de abastecimento de água, e que se este processo de agressões a ele continuar neste ritmo, fatalmente termos muito em breve um colapso de abastecimento em nossa cidade.





Causou estranheza em todos os presentes a total ausência de publicidade nesta reunião pública, que o poder público municipal teve participação direta em sua realização, e o que deveria ter ampla divulgação, ficou omitida e poucas pessoas participaram, exceto os representantes da comunidade de Calheiros que estava representada por uns cinco cidadãos, e dentre eles, o ex-vereador Eraldo Rezende.




Cada cidadão pode relatar situações e irregularidades contra o Rio Itabapoana e enviar as denuncias tanto por telefone como pela internet, em que ainda pode-se enviar fotografias, o que facilita muito a análise dos técnicos para que estes já saiam da capital sabendo do que se trata e o que fazer.
Outro ponto que devemos debater e acompanhar de perto, é na execução dessas obras, lembrando que devido a uma série de descumprimentos do projeto, as empresas que construíram as PCH’s de Calheiros e Pirapetinga despejaram uma quantidade absurda de terra no leito do rio, agravando mais ainda o trágico processo de assoreamento de nosso rio



Causou estranheza em todos os presentes a total ausência de publicidade nesta reunião pública, que o poder público municipal teve participação direta em sua realização, e o que deveria ter ampla divulgação, ficou omitida e poucas pessoas participaram, exceto os representantes da comunidade de Calheiros que estava representada por uns cinco cidadãos, e dentre eles, o ex-vereador Eraldo Rezende.

Se a câmara dos vereadores foi notificada oficialmente desta reunião, os vereadores deram uma cabal demonstração de que estes não tem a  menor noção da gravidade da crise ambiental em que vivemos, e se na construção dessas duas novas PCH’s haverá algum benefício para Bom Jesus do Itabapoana, e se o poder legislativo não foi cientificado desta reunião, que foi o responsável pela organização desta?

Existem muitos questionamentos a serem feitos como por exemplo se a energia produzida será destinada pra onde? 

Será que continuaremos a servir de locação de meia de dúzia de usinas de energia e com um serviço de fornecimento de energia elétrica do século dezenove?


Infelizmente não tive tempo para essas perguntas!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário