quinta-feira, 1 de outubro de 2015

O I.D.H. de um povo sem Á.G.U.A.

Ao mesmo tempo em que Bom Jesus do Itabapoana se destaca na “O.N.U.” com seu irresistível I.D.H., a população bom-jesuense vive em outra realidade tão precária que considerável parte da população já convive com sérios problemas de abastecimento de água, isso mesmo, a cidade que o governo festeja pelo destaque em “qualidade de vida” mal consegue garantir este bem de consumo essencial para qualquer sociedade.

Seja na esfera municipal ou na estadual, o poder público responsável por abastecer os cidadãos de Bom Jesus do Itabapoana são um vexame inconteste, nos distritos o S.A.A.E. com suas estações completamente sucateadas, no máximo consegue fornecer barro nas torneiras dos moradores de Pirapetinga e Barra, quando a água não está barrenta, ela chega nas torneiras com níveis intoxicantes de cloro.

Já os moradores da sede do município e de Carabuçu são vitimados pelo descaso da não menos sucateada C.E.D.A.E., que regularmente oferece toda sorte de problemas aos contribuintes com a irregularidade de abastecimento em diversos bairros, e em sua cancerígena e deteriorada tubulação de amianto que rotineiramente se rompe em todos os cantos da cidade.

Em Carabuçu temos a obscura novela da mudança do ponto de captação de água para abastecer a estação de tratamento, temos o absurdo caso de um proprietário rural que ofereceu a passagem do duto gratuitamente para a C.E.D.A.E. realizar o projeto, e a mesma C.E.D.A.E insistem em “negociar” uma área para desapropriação com a respectiva indenização financeira.

Um município que sequer consegue garantir água potável para seus moradores, não pode em hipótese alguma festejar qualquer resultado de desenvolvimento humano, a degradação ambiental e a galopante asfixia do Itabapoana nos leva a crer que é impossível festejar qualquer coisa noticiada no site da prefeitura.

Este mesmo governo que pratica a enganação midiática cotidiana com os contribuintes, jamais se manifestou sobre as brutais agressões ambientais sofridas pelo rio Itabapoana, mesmo com a crise hídrica vivida pela total irresponsabilidade da inexistência de gestão dos recursos hídricos em Bom Jesus do Itabapoana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário