quarta-feira, 7 de maio de 2014

U.T.L. Santa Isabel | Um trágico retrocesso ambiental

A Unidade de Tratamento de Lixo de Santa Isabel foi inaugurada em agosto de 1995, ela chegou a gerar quase sessenta empregos, com dois turnos de trabalho. Naquela época pouco ou nada se fazia pela preservação ambiental em todo o país. 

E o tema “sustentabilidade” havia começado a ganhar espaço nos grandes debates, principalmente depois da realização do Rio 92, no qual mais de cem chefes de estado estiveram no Rio de Janeiro para discutir, pensar e se comprometer em por em prática políticas públicas de preservação do meio ambiente, na época o grande monstro que surgia era a famosa camada de ozônio em nossa atmosfera terrestre.

Com a criação da UTL de Santa Isabel, Bom Jesus do Itabapoana entrava na vanguarda ambiental, sendo uma das primeiras cidades do estado a adotar o sistema de compostagem de lixo úmido, se transformando em adubo. 

Lembrando ainda que na implantação da UTL de Santa Isabel, o prefeito Álvaro Moreira extinguiu em definitivo com o lixão que havia na estrada do “Arrebenta rabicho”. 
E ainda tem gente que que arrota que Álvaro Moreira e Carlos Garcia eram somente bons administradores, sem a menor visão estratégica voltada para o futuro.

Pois bem meu caros leitores, bastou somente o marido da prefeita assumir a prefeitura em 2001 que se iniciou um trágico retrocesso ambiental com o sucateamento da unidade de reciclagem de lixo e de compostagem de resíduos orgânicos. 
E para ilustrar de maneira precisa e inequívoca este retrocesso, temos abaixo uma sequencia de imagens aéreas que retratam o antes e o depois do ano 2000.

MaIo de 2000


Conforme todos podem observar nesta imagem, dentro do circulo amarelo temos o pátio onde era realizada a compostagem do lixo orgânico, e esses pontos negros são os montes de adubo preparado no processo. 
Também cabe observar no circulo azul que mesmo depois de cinco anos de funcionamento, a UTL de Santa Isabel não descartava lixo algum diretamente no solo, tanto que nesta imagem está nítido que toda a área da UTL estava preservada.

Dezembro de 2001


Doze meses depois de assumir a prefeitura, o marido da prefeita já nos apresentava os primeiros passos do retrocesso ambiental na UTL de Santa Isabel, conforme podemos observar nesta imagem, o pátio de compostagem contava somente um ¼ de sua produção (circulo amarelo), e na mesma proporção se iniciava o descarte de lixo diretamente no solo da área que faz parte da unidade.

Em 2010 e 2011 sob o comando do atual governo


Já no atual governo temos duas imagens que constata que a Unidade de Tratamento de Lixo de Santa Isabel não existe mais, o que há no entorno das instalações da antiga UTL é um lamentável lixão completamente fora de controle. 

A legislação de resíduos sólidos estipulou um prazo para todas as prefeituras do país extinguirem com todos os lixões existentes, este prazo expira em agosto de 2014, daqui a TRÊS MESES, e o que se vê é que tal meta não será cumprida, e o município de Bom Jesus do Itabapoana terá que pagar uma pesada multa por não cumprir com o cronograma estipulado pela legislação.

É revoltante vermos que essa meta já estava CUMPRIDA DESDE 1995, e o atual grupo político tratou de retroceder este quadro, e o resultado é a destruição ambiental, a extinção de quase SESSENTA empregos diretos e a vergonha de termos um lixão onde deveríamos celebrar o desenvolvimento econômico e social. 

O atual governo está a mais de cinco anos a frente da prefeitura e não fez absolutamente nada para reverter este quadro, pelo contrário, o atual governo contribuiu substancialmente com a depredação ambiental ao descartar e queimar lixo hospitalar diretamente no solo onde um dia se reciclou o lixo gerando emprego e renda.

Bom Jesus no rumo certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário