segunda-feira, 26 de maio de 2014

Meio ambiente | Agonia do Itabapoana não sensibiliza a sociedade e o poder público

A depredação do rio Itabapoana continua a todo vapor, e mesmo com as imagens impactantes que testemunhamos no assoreamento do rio no centro da cidade, não é o suficiente para sensibilizar a sociedade ou para o poder público tomar qualquer atitude. 


Pelo contrário, as últimas notícias vindas do poder público demonstra que a depredação e exploração desenfreada permanecerá, haja visto que temos a confirmação da construção de DUAS novas Pequenas Centrais Hidroelétricas, a do “Saltinho do Itabapoana” e a PCH Bom Jesus”, ambas serão instaladas entre Calheiros e Bom Jesus.

Também tivemos na semana passada a notícia de que a CEDAE irá investir R$ 11.000.000,00 na mudança de captação de água para abastecer a sede do município. Mas em nenhumas das obras anunciadas foram divulgas qualquer ações de recuperação e preservação do Rio Itabapoana.

A fotografia que ilustra este artigo foi registrada pelo internauta Maciel da Silva Oliveira e flagra o trágico processo de assoreamento que se desenvolve em pleno centro de Bom Jesus, resultado do crescimento desordenado no município com a negligente autorização de loteamentos sem a menor infraestrutura, e o resultado é o despejo de lama constante no rio.

Esta é apenas mais uma de quase uma centena de protestos publicados contra as agressões sofridas pelo Itabapoana, e a sociedade continua a utilizá-lo como lixeira, e o poder público continua omisso com sua agonia, muitas comunidades bom-jesuenses já sofrem com a irregularidade do abastecimento de água tratada. 
E mesmo assim não se liga o alerta máximo contra a atual crise ambiental vivida por nossa única fonte de abastecimento de água na sede do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário