sábado, 7 de junho de 2014

Dia mundial do meio ambiente marcado pelo descaso em BJI

No dia 05 de maio passado foi comemorado ou somente noticiado o marcante dia mundial do meio ambiente, e o que o poder público de Bom Jesus do Itabapoana fez para lembrar a data não passou da fixação de uma faixa alusiva à data na Praça Governador Portela. 
E para “celebrar” esta data que deveria ser importante tanto para governantes como sociedade, vamos refletir sobre duas notas que teremos abaixo, no qual podemos mensurar a dimensão real do comprometimento dos governos municipal e estadual em Bom Jesus do Itabapoana.

Promessa não cumprida pelo município

Conforme amplamente repercutido nesta semana que passou, a prefeitura tomou as devidas providências sobre o fato de um casal sem-teto estarem acampados na margem do Rio Itabapoana em pleno centro da cidade. 
E conforme eu mesmo testemunhei, o diretor do departamento de meio ambiente ligou para o secretário de obras, e solicitou o envio de uma turma da limpeza urbana para realizar a coleta de lixo no local onde se encontrava o acampamento.

O secretário alegou que somente poderia enviar a equipe no dia seguinte pela manhã, este dia seguinte foi ONTEM, sexta-feira (06/06/14). 

Entretanto até as 15:00 horas desta mesma sexta-feira o local permanecia como estava na quinta-feira dando mais uma demonstração que o governo municipal está indiferente ao que acontece com o Rio Itabapoana.

Promessa não cumprida pelo estado

No dia 04 de fevereiro de 2014 estiveram presentes em Bom Jesus do Itabapoana uma equipe do INEA com o Dr. Iel Jordão como o diretor técnico deste órgão ambiental do estado. A visita tinha como objetivo vistoriar a barragem do bairro Santa Rosa e um grave processo de erosão em uma encosta no mesmo bairro. 
Na ocasião eu cheguei a entrevistar o Dr. Iel Jordão, e o mesmo afirmou que em vinte dias no máximo as máquinas e o pessoal do INEA chegariam para realizar a dragagem na barragem.

Ele ainda salientou que o DEER iria promover ajustes para direcionar o escoamento das águas das chuvas para sanar o processo de erosão. No entanto até hoje, dia 07 de junho de 2014 ainda não foi realizado nenhuma das duas ações prometidas em 04 de fevereiro de 2014. 
Estranho o fato de que na visita da equipe do INEA estava presente o secretário de saúde, a direção do DEER e a coordenadoria de defesa civil do município. 
O responsável pelo departamento de meio ambiente não foi informado de tal visita.

E conforme todos podem conferir no vídeo, o Dr. Iel Jordão se preocupou muito mais em promover o nome do deputado federal Luís Sérgio do que propriamente resolve a questão local. O que impediu esta ação importante de ser realizada no bairro Santa Rosa está diretamente ligado nos interesses políticos do estado. 
Dias depois da visita na barragem assoreada, o então secretário de meio ambiente do estado, Carlos Minc, foi exonerado da pasta junto com toda sua equipe por conta da ruptura política entre PMDB e PT no estado do Rio de Janeiro.

Assista no vídeo abaixo a entrevista com Dr. Iel Jordão realizada no dia 04 de fevereiro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário