domingo, 9 de março de 2014

Mais 20 produtores mobilizados para proteger nascentes

Autor: Maria Helena Fabriz - 16/07/2013

O Instituto Terra já iniciou a etapa de mobilização junto aos 20 produtores rurais de Aimorés que serão atendidos pelo programa de recuperação de nascentes Olhos D'Água a partir do apoio da Fundação Anne Fontaine. Conforme previsto no projeto, cada produtor selecionado receberá os insumos necessários para o cercamento, mudas para plantio, placas alusivas ao projeto e o diagnóstico quantitativo e qualitativo dos recursos hídricos das nascentes em recuperação.

Nessa primeira etapa o trabalho de sensibilização já foi realizado com 11 proprietários rurais, totalizando nove nascentes cadastradas. Finalizada a etapa de mobilização das 20 unidades atendidas, o passo seguinte será promover o georreferenciamento das propriedades e elaborar o diagnóstico sobre o atual uso e ocupação do solo, seguido de um plano de adequação ambiental para uso futuro de acordo com novo Código Florestal Brasileiro.

Esse levantamento consiste em mostrar como a propriedade está ambientalmente hoje e o que precisa fazer para se adequar à nova lei. O projeto identifica o perfil de cada propriedade, bem como os manejos usados pelos proprietários em suas atividades econômicas, alem das áreas de conflito que deveriam ser reflorestadas e que atualmente estão sendo utilizadas na agropecuária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário