quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Prefeita não diz nada das novas barragens

Dando continuidade sobre o importante debate sobre as usinas de energia instaladas em nossa região serrana, uma internauta atenta a este tema, levantou uma série de questões que de fato deveriam preencher a pauta do vereador Eliomar Oliveira relacionada ao assunto.

Ela por ter participado de diversos eventos e atividades institucionais relacionadas a construção das usinas de energia, em sua abordagem ela questionou o fato das concessionárias não terem cumprido os planos de ações preestabelecidos quando tiveram a autorização de explorar o rio Itabapoana.

Muito do que não foi cumprido tem em sua causa o total descaso do poder executivo municipal na defesa dos interesses da municipalidade neste campo, posso exemplificar que a concessionária da PCH Pirapetinga fez um amplo trabalho de reflorestamento no entorno do lago da barragem, e pela total ausência de fiscalização ambiental do município, todo trabalho foi em vão, pois temos naquela região constantes invasões de posseiros que utilizam a reserva como pastagens de seus gados.

Tudo que foi reflorestado se perdeu com a invasão clandestina, os departamentos ambientais das concessionárias somente oferecem suporte técnico e financeiro, o trabalho de preservação e fiscalização deveria ser executado pelo município, seja direta ou indiretamente.

Também podemos exemplificar a situação de abandono em que se encontra o Parque Ecológico criado no entorno do lago da barragem da UHE de Rosal, que foi cedido ao município, conta com excelente infraestrutura para exploração turística e acadêmica, mas está completamente abandonado, e até denunciado pelo Jornal O Norte Fluminense.

Existem outras questões a serem abordadas e esclarecidas, porém, a prefeita poderia tornar público como anda a tentativa de construção de mais duas PCH’s, sendo que temos um possível entrave jurídico “emperrando” a autorização do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário