quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Meio ambiente | Lixo acumulado pela cidade se torna rotina em uma limpeza urbana cada vez pior

Os internautas têm reclamado, e eu tenho observado que a coleta de lixo de Bom Jesus do Itabapoana que já era um fiasco, agora tem ficado insalubre para os bom-jesuenses.

Desde semana passada que tenho testemunhado amontoados de lixo nas ruas da cidade aguardando por dias pela coleta, e o mais contraditório nesta situação, é que os repasses da prefeitura para a Top Mak tem se mantido na mesma casa dos quase R$ 400.000,00 todos os meses.

Como pode um serviço prestado que é pago através de boletins de medição se manter no mesmo patamar financeiro se o que se vê nas ruas da cidade é que o serviço está desacelerando?

Tudo que envolve coleta de lixo e meio ambiente em Bom Jesus do Itabapoana está relacionada a uma indústria de dúvidas e questionamentos em profusão.

Podemos suspeitar que esta situação relatada acima tenha algo haver com o fim do prazo para os municípios extinguirem os lixões existentes, e como foi amplamente noticiado, no estado do RJ, as cidades que não cumpriram com o prazo estipulado pela legislação de resíduos sólidos estão no noroeste fluminense, e Bom Jesus do Itabapoana está entre essas cidades.

O que não muda em nosso cenário ambiental é a propagação de pequenos lixões que se formam tanto no perímetro urbano, como na zona rural, bastando ressaltar que em Pirapetinga e Rosal a prefeitura para pelo aluguel de duas áreas para o descarte indiscriminado de lixo.


O resultado deste cenário ambiental caótico está na proliferação de diversas doenças, na propagação de ratos e outros seres vetores de doenças de origem sanitária, e se lembrarmos que estamos vivendo uma interminável crise do sistema de saúde pública em BJI, podemos constatar que estamos entregues própria sorte no que diz respeito a salubridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário