terça-feira, 20 de outubro de 2015

Nove meses de hipocrisia hídrica e do charlatanismo emergencial

O assunto da virada de 2014 para 2015 foi a crise hídrica vivida em Bom Jesus do Itabapoana, mesmo com os seguidos temporais e seguidos flagrantes de desperdícios de água tanto por parte da CEDAE como do SAAE, o governo conseguiu ter aprovado o seu sempre fajuto decreto de emergência, desta vez pela crise hídrica.

A única notícia que foi veiculada como consequência do decreto-farsante da prefeita, foi a presença de uma ultra-moderna draga para abrir meia dúzia de açudes na região do Córrego Seco, além da monstruosa gafe cometida pelo policial-civil-travestido-de-colaborar-voluntário-da-defesa-civil que prometeu liberar o FGTS para todo município, sendo que em emergências hídricas não há possibilidade de liberar o FGTS.

Ao mesmo tempo que os hipócritas-climáticos desfilavam seus vocabulários tecnicistas sobre clima, eles em momento algum anunciaram qualquer plano de recuperação de nascentes e da vegetação ciliar das margens do Itabapoana.

A secretaria de agricultura e meio ambiente é ocupada por um vereador derrotado e chantagista, que se garante no cargo desde janeiro de 2013 sem produzir absolutamente nada de interesse públicos.

O departamento de meio ambiente se transformou em um vergonhoso propinoduto de supressão de árvores, capitaneado pelo ex-mamagé, uma imundice pública em nome dos interesses escusos de certos figurões amigos do poder.

O resultado a hipocrisia hídrica de janeiro de 2015, é que por nada ter sido feito naquela época, já estamos em outubro de 2015 vivendo a nova crise hídrica, com os mesmos ingredientes e com sinais de que viveremos muito em breve um “pré-colapso” de abastecimento.

Para que todos tenham uma dimensão da gravidade hídrica, a Estação de Tratamento de Água do SAAE em Santa Isabel tem abastecido além das duas comunidades onde se localiza, dela ainda está partindo os caminhões pipas que atendem Mutum, Usina Santa Maria, Carabuçu e alguns bairros da sede do município.

O governo assumiu o município em janeiro de 2009, tendo tempo mais do que suficiente para se pensar, planejar e pôr em prática um plano de gestão de recursos hídricos para vislumbrarmos um futuro promissor para Bom Jesus do Itabapoana, porém o governo nefasto somente se reportou ao rio Itabapoana para arquitetar decretos emergenciais fraudulentos.

Não se enganem, nossa cidade está fadada a viver uma profunda crise não só hídrica, mas em breve econômica, pois uma cidade que tem água tratada com regularidade e garantia, jamais poderemos vislumbrar qualquer possibilidade de desenvolvimento econômico.

O governo permanece sem mover uma palha para reverter esta grave crise ambiental, nosso rio está cada vez mais castigado e agora sobrecarregado, seja pela ETA de Santa Isabel abastecendo diversas comunidades, a qualquer temo teremos o Itabapoana também abastecendo Carabuçu.

O que os omissos do poder pensam para fortalecer o mesmo Itabapoana?

Cedae permanece na rotina de desperdício - Foto: Blog Alan Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário