terça-feira, 28 de outubro de 2014

Que fim levou o processo ambiental no MPF?

Em fevereiro de 2013 a prefeitura foi notificada pelo Ministério Púbico Federal para que o município realizasse um mapeamento de todos os pontos de despejo de esgoto sem tratamento em toda a extensão do município, e o prazo para atender a demanda seria de três meses.


Consta ainda que além do mapeamento, o município teria que elaborar um plano estratégico para extinguir em definitivo com o despejo de esgoto “in natura” no Rio Itabapoana, entretanto até o momento somente temos em andamento a obra de saneamento do bairro Lia Márcia que dispensa mais comentários.



Fica a pergunta se o município cumpriu com a determinação do MPF, será que o prazo foi cumprido ou prorrogado? Ou o município está pagando uma multa diária de R$ 1.000,00 estipulada na notificação? Com a palavra o departamento de meio ambiente do município!

Sugestão na defesa do Itabapoana

Na sessão ordinária de segunda-feira passada (27/10) o vereador Moacir Almeida teve provado seu requerimento solicitando a secretaria de obras para que a mesma realizasse uma limpeza nas margens do Rio Itabapoana entre a Cedae e a ponte da divisa.

Segundo ele relatou que tal requerimento foi estimulado pela abordagem de um cidadão que contrariado com o que viu decidiu cobrar acertadamente a uma autoridade pública, e para contribuir na solução deste problema crônico deixo nesta publicação uma sugestão.

O ponto nervoso do despejo de lixo nas margens do rio no trecho abordado no requerimento se encontra aos sábados com o movimento da feira livre, mesmo com o poder público disponibilizando barracas, uniformes e QUARENTA LIXEIRAS, feirantes e cidadãos que frequentam a feira continuam jogando lixo na margem do rio sistematicamente.

E a sugestão é que se desloque a feira para a rua José Bastos Borges na quadra entre a esquina da Cedae e da antiga subestação de energia, lembrando que neste mesmo local a feira livre funciona no período das festas de agosto para dar espaço para as barracas, em média os feirantes trabalham dois sábados no mês de agosto nesta rua, e o movimento não sofre nenhuma alteração.

Outra vantagem na mudança de local da feira conforme sugerido acima será o impacto positivo que teremos em nosso caótico trânsito nos sábados pela manhã, com a liberação da rua da beira rio os condutores terão mais uma opção de tráfego no centro da cidade.

Tudo é uma questão de diálogo e ampla publicidade, o local sugerido para estabelecer a feira livre é muito próximo de onde funciona atualmente e com uma divulgação ampla em todos os veículos de comunicação do município os frequentadores da feira não terão a menor dificuldade em caminhar uma quadra a mais. 

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Moradores de Calheiros alertam sobre agressões ambientais

Por Leonardo Decimoni

"Quem já se divertiu nessas águas da cachoeira de calheiros curte pois agora não cabe nem num cano de 75mm devido ao abastecimento o SAAE abril seus registros enquanto sobra água na estação e ajuda alguns. A cachoeira se acabou. Se o SAAE controlasse sua captação não faltaria água, (não para tomarmos banho) e sim para os peixes e animais que poucos ainda restam.


Vocês não imaginam como está esta cachoeira.

Quem já desfrutou desta cachoeira curte. QUANTAS CURTIDAS VALE PARA A NATUREZA????????"

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Poluição ambiental na publicidade comercial

Com a evolução do alcance da internet atingindo um público cada vez mais abrangente, o potencial publicitário da rede mundial de computadores ganhou uma força inquestionável e um dos benefícios desta inovação tecnológica se mostrou na diminuição de consumo de papel em diversas atividades profissionais e publicitária.

Porém alguns seguimentos de mercado ainda insistem em investir, ou jogar dinheiro fora, em velhas e arcaicas práticas publicitárias no comércio, e a panfletagem contratada para difundir marcas, serviços e produtos vive na contramão ambiental dos dias atuais.

Na semana passada estava eu e um amigo conversando na rua Tenente José Teixeira quando passou dois rapazes que foram contratados para panfletar o anuncio de um determinado consórcio de motocicletas e o que se viu foi uma verdadeira afronta ao meio ambiente.

Os dois rapazes contratados pelo consórcio estava deliberadamente jogando os panfletos no chão, de qualquer maneira e dentro de estabelecimentos comerciais, na estratégia de alguém se interessar com esses panfletos no chão e fechar um negócio com eles.



E o pior é o despreparo desses rapazes que são contratados a laço quando eu e meu amigo chamamos a atenção deles sobre terem jogado o lixo no chão, um deles todo arrogante ainda quis no convencer que ele estava certo. 
Portanto em nome da prepotência porca do contratado para panfletar o consórcio deixo a publicidade de quem emporcalha nossa cidade, nossas residências e estabelecimentos comerciais.

sábado, 18 de outubro de 2014

Nossa praia | Um apelo pelo respeito ao meio ambiente

Por Marilene Campos

Aos usuários da nossa Piuminha que tenham consciência, não joguem lixo, não façam isso, levem um saco plástico e recolham seu próprio lixo, do mesmo jeito que você levou, traga de volta pra sua casa!


Às autoridades competentes que criem um espaço, uma caçamba ou um espaço telado onde todos possam depositar o lixo, e que algum tipo de recolhimento possa ser feito pelo menos uma vez ao mês pelo caminhão de Calheiros! 
consegui recolher alguns, mas não tive como limpar todo o espaço... O verão está chegando, educação é tudo!

Precisamos conscientizar o povo!

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Água em crise | Abastecimento em Carabuçu permanece insalubre e inconstante

Enquanto os fundamentalistas religiosos atacam o candidato Crivella por ele ser membro da Igreja Universal do Reino de Deus, a população de Carabuçu permanece sofrendo nas mãos do governo do estado através da criminosa CEDAE.

Nesta semana uma cidadã de nosso maior distrito protestou em sua página no Facebook contra a falta de água que atingiu moradores de diversas comunidades de Carabuçu, além da mesma registrar impactantes fotografias do local da captação de água para Carabuçu.

Eu já havia recebido uma denúncia de que nas proximidades do local de captação de água havia um abatedouro clandestino de gado bovino e que as vísceras do gado abatido seriam jogadas dentro deste reservatório.

E pelo aspecto da água do reservatório que registra nas imagens desta publicação são estarrecedores pelo descaso do governo do estado com a qualidade da água fornecida aos bom-jesuenses de Carabuçu.

O poder executivo local sempre brada sua proximidade com o governo do estado, mas até o momento não foi capaz de articular uma solução definitiva para este grave problema. Reflitam se o problema que temos que discutir neste segundo turno é a orientação religiosa do candidato opositor ou a irresponsabilidade do candidato que pretende se reeleger.

domingo, 12 de outubro de 2014

Prevenção ambiental | Já são OITO MESES de promessa não cumprida

Em fevereiro de 2014 o então diretor técnico do INEA (Instituto Estadual de Ambiente) visitou a barragem de contenção de enchentes do bairro Santa Rosa atendendo o pedido dos vereadores Ricardo Aguiar e Sérgio Crizóstmo para realizar uma dragagem para desassorear a mesma.

O trabalho se estenderia em todo percurso do Córrego Santa Rosa até a rua Guilherme Mathias, além da construção de um sistema de canalização de água das chuvas no alto da encosta que fica próximo a barragem, que tem causado grande parte do assoreamento.

Logo depois da visita do diretor técnico do Inea o governo do estado exonerou todos os filiados do PT da gestão estadual e dentre as exonerações estava a secretaria estadual de meio ambiente, inclusive o Dr. Iel Jordão.

Já se passaram oito meses e o poder executivo municipal não fez o menor esforço para a realização desta importante intervenção ambiental, em uma clara demonstração do desinteresse do executivo com políticas preventivas de cunho ambiental. 

Mais uma vez os moradores do bairro Santa Rosa estarão expostos a inundações e desabamentos por conta da irresponsabilidade do poder executivo e da ineficácia do legislativo.
________________________________________________________________________

Assista no vídeo abaixo a entrevista com o diretor técnico do INEA no dia 04/02/2014


Em junho de 2014 eu conversei pessoalmente com o diretor do departamento municipal de meio ambiente e foi o mesmo quem me informou sobre a mudança dos quadros do governo como motivo do atraso do serviço prometido, agora estamos em outubro e não demora se inicia a temporada das fortes chuvas com a barragem completamente assoreada.

Ossadas bovinas nas margens do Itabapoana

Tenho observado que um ponto do Rio Itabapoana nas proximidades da PCH Pirapetinga se tornou ponto de despejo de ossadas bovinas, muito provavelmente oriundas de algum abate clandestino.

Por outras ocasiões e em outros pontos do município testemunhei grande quantidade de ossadas bovinas descartadas, e ultimamente tenho observado que temos um novo ponto para este tipo de descarte.


Importante apurar a origem dessas ossadas, onde está sendo realizado este suposto abate clandestino e o principal, apurar qual e o destino desta carne clandestina. 


quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Mesmo com desmentido de secretário, as suspeitas de sacrifício de cães de rua permanecem

As polêmicas envolvendo a vigilância sanitária e os cães de rua de Bom Jesus do Itabapoana voltam a ganhar as redes sociais, mesmo depois do secretário de saúde ter afirmado em sua página pessoal no Facebook que o departamento de vigilância sanitária subordinada a sua pasta não promoverá nenhuma ação que venha sacrificar os cães de rua.

Porém o próprio doutor veterinário que está responsável pelo setor de vigilância sanitária teria admitido para uma defensora dos animais que de fato a possibilidade de sacrificar cães de rua seria executada, gerando muitas queixas na comunidade defensora dos animais.

E agora a presidente do sindicato dos servidores púbicos de Bom Jesus do Norte protesta em sua página no Facebook que recebera denúncia de que uma camionete banca estaria envolvida no extermínio de cães.

Fica o alerta para todos os cidadãos que flagrarem qualquer ato suspeito que registrem as imagens com seus celulares e enviem para todos os envolvidos na A.P.AN. que vocês conhecem na internet, ou envie para o e-mail frederico.blog@gmail.com para termos subsídios para formular uma representação no Ministério Público e descobrir os responsáveis por esta chacina silenciosa que ocorre.

Clique na imagem abaixo e fale com os colaboradores da A.P.A.N.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Saneamento Lia Márcia | Muita atenção com as ferragens da Estação de Tratamento de Esgoto

A obra de construção da Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Lia Márcia está sendo levada a toque de caixa e a obra avança em ritmo forte sem que os fiscalizadores do poder púbico municipal percebam.

E a fase em que se encontra a construção da ETE carece que muita atenção e rigor na fiscalização, as ferragens que devem ser utilizadas no projeto tem quer rigorosamente o mesmo que determina as especificações técnicas, segundo me informou um amigo engenheiro o fato do esgoto ser altamente corrosivo, até os pregos utilizados na construção tem que ser inspecionados.

É uma fase da obra que não cabe improvisações ou substituições de materiais exigidos no projeto por outros de qualidade e preço inferior, todas as precauções regulamentadas para o projeto têm que ser cumpridas para evitar qualquer dano ambiental no futuro.

Anteriormente eu havia alertado para a fragilidade da encosta de contenção do reservatório da estação e parece que não deram muita importância ao alerta.

Os senhores vereadores têm que ter ciência que o rompimento do reservatório pode significar um desastre ambiental sem precedentes trazendo consequências desastrosas para o meio ambiente e para a população, não custa nada comparecer no local desta obra para acompanhar de perto a qualidade do material que está sendo utilizado.
Motivos para o alerta não faltam, bastando lembrar que na fase da obra de menor complexidade o estrago feito pela empresa Deiferson gera consequências até hoje, e no reservatório da estação as consequências serão muito mais graves.